quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conheça um pouco da história de Affonso Eduardo Reidy

Affonso Eduardo Reidy nasceu em Paris em 1909, filho de pai inglês e mãe brasileira de origem italiana. Seu avô, o arquiteto Tomaso Bezzi, é autor dos projetos do Museu do Ipiranga (São Paulo) e do Clube Naval (Rio de Janeiro).

Principais infliências de Reidy: Le Corbusier, Walter Gropius e Mies Van Der Rohe
Reidy teve várias influências no seu trabalho, dentre eles Le Corbusier, Walter Gropius (Bauhaus), Mies Van Der Rohe, com seus espaços livres entorno, além da pureza e sobriedade formal dos arquitetos da Bauhaus.

O primeiro projeto construído, em parceria com Gerson Pinheiro, foi o Albergue da Boa Vontade (1931), vencedor de concurso público em que o júri reunia representantes do setor privado e público, com participação do ministro do trabalho, indicando a importância que o governo dava à obra.

Construído no Bairro da Saúde, o Albergue é uma jóia da arquitetura que flerta entre o Déco e o Moderno e foi destinado inicialmente a abrigar homens de rua.

O prédio, com um traçado bem geométrico, possui alas distribuídas em torno de um pátio e janelas, colocadas de forma horizontal por toda a fachada, que proporcionam ventilação cruzada e iluminação, exigia condições especiais de higiene em espaços para serviços de triagem e atendimento médico, além de dormitórios e refeitório. O acesso principal consiste numa grande abertura que permite ao usuário total ligação entre o espaço urbano e o pátio interno do edifício. A planta é simétrica, destacando-se apenas a área onde está localizada a dispensa, onde foi adotada forma arredondada, além da utilização de laje plana na cobertura, uma inovação no Brasil.

Albergue da Boa Vontade, 1931

Em 1930, leciona na escola onde se formou, contribuindo para a formação de uma geração de arquitetos que ficou conhecida como "escola carioca". Foi responsável pelas cadeiras de desenho e planejamento urbano.

Reidy assume desde cedo o compromisso com as necessidades da sociedade, mas também achava impossível para um arquiteto que defende idéias avançadas, viver do produto do seu ateliê. A maior parte de sua obra foi realizada no serviço público onde ingressou em 1932.

Em 1954, projeta o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, obra de concepção estrutural arrojada, logo após obter o primeiro prêmio da Exposição Internacional de Arquitetos da I Bienal de São Paulo, em 1953. Com o prestígio alcançado, é convidado a projetar o Museu Nacional do Kuwait.

Também é responsável pelos projetos do "Conjunto Habitacional da Gávea", projeto mutilado pela construção do Túnel Zuzu Angel, e do "Conjunto Habitacional Pedregulho", considerado arrojado pela sua concepção espacial e pela prioridade dada aos equipamentos de lazer e convivência. Os críticos costumam apontar os dois projetos como suas obras-primas.

Reidy foi o primeiro a propor um Centro Cívico no Brasil, conforme os “civic centers” americanos, no seu projeto para da área do desmonte do morro Santo Antônio, no Rio de Janeiro, em 1948.

O arquiteto e urbanista faleceu no Rio de Janeiro no ano de 1964.

==================================

Obras mais famosas:
- Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1953)
- Condomínio Pedregulho (1947)
- Conjunto Habitacional Marquês de São Vicente (Minhocão da Gávea - 1952)
- Ministério da Educação e Saúde (Palácio Capanema - 1936)
- Teatro Armando Gonzaga (Teatro Popular de Marechal Hermes - 1950)
- Aterro e Parque do Flamengo (1953)

Nenhum comentário:

Postar um comentário