sexta-feira, 21 de outubro de 2011

REIDY e a arquitetura

Para Reidy a riqueza da flora, a dramaticidade da paisagem, a força do sol, a cor do céu e o próprio temperamento do povo se refletem na arquitetura carioca, e talvez sejam responsáveis por uma certa exuberância formal.

Em seu caminho de síntese entre a arquitetura moderna européia, as tradições construtivas e urbanas locais e os problemas do país, Reidy parte da reflexão sobre o projeto e sua execução, do contato físico com os materiais, da experiência real, e ao longo de um processo de auto-conhecimento, se constitui como arquiteto e como pessoa.

Mesmo trabalhando quase exclusivamente para o poder público, Reidy não se burocratizou ou se oficializou. Talvez por isso os projetos concretizados tenham sido poucos, mas sua produção foi tão contundente, variada e socialmente relevante que o colocou entre os mais importantes arquitetos brasileiros de todos os tempos.

Affonso Eduardo Reidy exerceu atividade entre a Revolução de 30 e o golpe militar de 64, período em que a arquitetura brasileira contribuiu para o projeto de desenvolvimento nacional conciliando a industrialização e a modernização do país com a preocupação social e a ampliação do acesso à educação e à cultura.



REIDY trabalhando em seu ateliê

Nenhum comentário:

Postar um comentário